Diferenciais de valor nas Centrais de Relacionamento Por Fátima Augusto

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Gosto de acordar para mais um dia na Central de Relacionamento. Gosto.

No plano ideal, é a área responsável pelo atendimento a todos os colaboradores, clientes e fornecedores envolvidos com a empresa.

Uma ponte pela qual transitam em pista de mão dupla todos os contatos, verdadeiros guardiões, ao acompanhar lado a lado tanto demandas quanto soluções, interligando empresa e clientes, de maneira ágil, mas também preventiva. Ou seja, agir e conduzir com excelência, através de atendimento exclusivo e personalizado, verdadeiro referencial no segmento que representa.

Para prestar e oferecer informações a seus clientes, é necessária a mediação das informações internas através de detalhes colhidos e parametrizados, mediante a utilização de softwares de relacionamento customizados ao sistema de gestão da empresa.

A infraestrutura desta área precisa ser mesmo de alto padrão, com equipe de profissionais especializada, treinada e habilitada para todo e qualquer atendimento, e tenha desenvolvida,  capacidade e   habilidade no lidar com pessoas, nem sempre tão simples, através de verdadeiro e  interesse, com livre trânsito no   atender, entender e oferecer os esclarecimentos, priorizando a busca de soluções para todos, aliando e alinhando  o tratamento adequado tanto às informações quanto às futuras soluções.

À partir daí, migrar para propostas de implementações e melhoria de processos, é um passo.

Uma outra vertente desse atendimento personalizado é a condução das reclamações que inevitavelmente acontecem e são previamente analisadas antes de seu redirecionamento para o setor de Ouvidoria.

Entre os objetos do setor de Relacionamento, destaco algumas de suas rotinas:

  • Pós-venda;
  • Elo entre setores e clientes para o atendimento desejado;
  • Ampliar a capacidade de atendimento dos colaboradores do setor de atendimento;
  • Orientar clientes e colaboradores sobre normas e procedimentos relativos a empresa e ao ramo de negócios;
  • Receber e encaminhar sugestões, reclamações ligadas aos diversos setores da empresa;
  • Monitorar prazos para retornos preestabelecidos para retornos pelos setores internos da empresa;
  • Gerar relatórios com o mapeamento de seus atendimentos;
  • Antecipar ocorrências;
  • Pesquisa de Satisfação de seus clientes e
  • Promover /sugerir implementações e atualização de procedimentos

Mas, é claro, como todo cliente espera ser atendido especialmente, e que as empresas possam oferecer soluções muito especificas e customizadas para a sua satisfação, também os profissionais da Central de Relacionamento devem estar atentos e conectados em perceber, se preparar, se antecipar  e apresentar propostas para a  realização além destas expectativas.

9 Responses to “Diferenciais de valor nas Centrais de Relacionamento Por Fátima Augusto”

  1. Edison disse:

    Só elogios para o texto, nada a reclamar.Parabéns

  2. Nicolle Miranda disse:

    Adorei a forma de como a dinâmica dentro da central de relacionamento foi descrita, por que é essencial! Isso gera valor para o cliente e traz muitos benefícios a empresa que tende a fidelizar ele ! Hoje o atendimento diferenciado que atenda além das espectativas, pode conquistar muito mais, para aqueles que são atendidos e seus colaboradores. Adorei o texto !!!!

    • fatiaugusto disse:

      Olá, Nicolle. Obrigada pelo teu comentário. A área é vibrante, importante e vive em eterna reciclagem e inovação.

  3. Dione Félix disse:

    Com muita propriedade, a autora relata a importância da Central de Relacionamento como elo de ligação entre cliente e empresa. Excelente texto.

    • fatiaugusto disse:

      Agradeço seus comentários, Dione. Gosto muito de trocar ideias sobre a área de Relacionamento. Gostaria de receber mais comentários sobre este tema. Vamos trocar?

  4. Anderson Godoi disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho, uma grande Empresa é construída a partir de uma grande Equipe e esta , por profissionais Extraordinários …..

  5. Leonard Aib disse:

    Artigo muito interessante e de grande valor para os profissionais que atuam na área. Isso porque estimula a importância de se ter visão sistêmica, requisito necessário para se atingir a eficácia e posteriormente a excelência no atendimento.

    Atender ao cliente não é apenas uma obrigação da empresa. Mas sim uma oportunidade para identificar pontos de melhoria e principalmente fidelizá-lo. Tudo isso está muito bem tratado neste material.

    Obrigado por compartilhar!